top of page
Buscar

A CONEXÃO materna que transcende organelas, tempo e espaço.

Atualizado: 28 de set. de 2023


Particularmente esta é uma das organelas que mais gosto, e para mim uma das mais emblemáticas em nossa história ou da parte da história que conhecemos.


Reza a lenda, na biologia celular, que na terra primitiva dentre vários pré-projetos de organelas e células que se formaram, 2 organelas tiveram seu protagonismo em nossa história, a mitocôndria e o cloroplasto (ambas autônomas já que possuem seu próprio DNA).


Estas duas organelas em algum momento formam assimiladas separadamente pelas primeiras células, e ambas passaram a vivem em uma perfeita simbiose. As células, que por sua vez definiram-se como portadoras de cloroplastos, originaram todos os organismos fotossintéticos do planeta (algas e vegetais). As que se absterão do cloroplasto, e selecionaram a mitocôndria, partiram para o que chamamos hoje de respiração celular, dando origem a todos os animais do planeta, incluindo nós.


Esta teoria “sugere” que ambas as organelas surgiram muito antes da formação da primeira célula, sendo ambas independentes por possuírem seu próprio DNA, além de se duplicarem em cópias exatamente iguais, fato observado até os dias de hoje. Logo, o DNA destas organelas seria o mesmo desde seu surgimento, sofrendo pouquíssimas alterações ao longo da história.


Mas onde vamos chegar com esta história? Vamos lá!


1º - O DNA mitocondrial (mtDNA) é um marcador genético de interesse nos estudos forenses, sendo excepcional no estudo de tecidos antigos e até arqueológicos, como ossos, dentes e cabelos, já que seu formato e sua enorme quantidade (por serem muitas mitocôndrias por célula) o tornam extremamente resistente e volumoso.


2º - O DNA mitocondrial (mtDNA) por nós é herdado por meio de uma mitocôndria existente no ovócito feminino, ou seja, o mtDNA faz parte de um padrão de herança materna, sendo a sequência de mtDNA idêntica para todos os familiares por parte de mãe (herança matrilinear).


OBS: Não herdamos mitocôndrias do espermatozoide, uma vez que as que existem nele estão contidas em uma região chamada peça intermediária que é eliminada junto com a calda após a fecundação.


Sendo assim, observando a forma de DUPLICAÇÃO de uma mitocôndria e sua herança matrilinear, podemos dizer que as mitocôndrias de todas as mulheres que me antecederam são idênticas as que me foram herdadas.


LOGO TODAS AS MULHERES SÃO PORTADORAS DE UMA HISTÓRIA MITOCONDRIAL QUE FOI CAPAZ DE TRANSCENDER GERAÇÕES E GERAÇÕES DE MULHER QUE EXISTIRAM ANTES DELAS!


Mas não é só isso, quando falamos sobre a função mitocondrial nos referimos a ela como “as casas de força” das células, pois, por meio do processo de respiração celular, uma grande quantidade de ATP (adenosina trifosfato) é gerada. Nosso ATP é nossa molécula de energia, ou seja, compara-se a gasolina para um carro.


Todas as células de nosso organismo (com extensão de alguns tipos de neurônios) possuem mitocôndrias, e por vezes, estas células apresentam uma grande quantidade de mitocôndrias, e isto, se faz obvio já que são elas as responsáveis pela nossa energia (são nossas ITAIPUS particulares).


Então imagine, somos portadores de aproximadamente 20 vezes mais mitocôndrias do que a quantidade de células que possuímos em nosso organismo. Cada uma destas mitocôndrias, teve sua origem de uma única, a que foi herdada de sua mãe que por sua vez, herdou da mãe dela, e assim foi por infinitas gerações de mulheres de sua família.


Na constelação ou do padrão normal de aprendizado ensinado em cursos de constelação, poucos falam, ou nem falam, nesta relação de herança, mas vamos correlacionar:


De acordo com Bert Hellinger, a importância da mãe é tão grande que os indivíduos que possuem problemas na relação vão ter dificuldade de progredir;


· Mãe é uma figura de força e coragem;

· Mãe é a primeira conexão que temos com outro ser humano, e essa conexão é importante para nós definirmos como indivíduo;

· Quando uma pessoa reconhece o papel da mãe e a tem em boa relação, dizemos que a pessoa está “completa”, pois sente a força da conexão maternal.


Sim meus caros, vemos aqui toda a força do SAGRADO FEMININO, em níveis científicos, holísticos e pseudocientíficos (morfogenética).


A FORÇA obtida de nossas mães vem incialmente “da mitocôndria” herdada, esta sim sem devaneios é a verdadeira fonte de energia matrilinear, logo mãe é força! A CORAGEM e o PROGRESSO só podem ser alcançados pela força e o reconhecimento. A tudo isto está vinculado a CONEXÃO materna que transcende organelas, tempo e espaço.


REFLITA, VOCÊ É TODA FORÇA FEMININA QUE UNE GERAÇÕES DE SUA FAMÍLIA!

 
 
 

Comments


base_logo_transparent.png

AUTOCURA DO SER

CNPJ 48.155.286/0001-00

bottom of page