SUA HISTÓRIA, SEU LEGADO!
- Vivian Favero
- 6 de jan. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 28 de set. de 2023

Você já parou para refletir que o simples fato de estarmos aqui neste exato momento (respirando, sentindo aquele cheirinho de café, de pão, de bolo, de flores ou perfume, percebendo o toque dos pés com o chão,, da água percorrendo seu corpo em um banho, vivenciando cada batimento cardíaco, cada sensação de frio, arrepio, calor, ou simplesmente escutando o som do ambiente que nos rodeia), significa que sua existência não é uma simples ou mera coincidência?
Incontáveis destinos foram cruzados, inúmeras histórias foram escritas, amores foram perdidos, horrores foram superados e vitorias foram conquistadas, tudo por um único objetivo, SUA EXISTÊNCIA!
Tal declaração pode soar utópica, ou exageradamente sentimental, mas a verdade é simples, nua e crua, somos a união de metades. Refiro-me neste caso às células reprodutivas, espermatozoide (n) e ovócito (n), ambos vindos de dois seres geneticamente diferentes e de sexos opostos, que por sua vez, a vida também lhes foi dada através das uniões de metades e assim sucessivamente até nosso antepassado mais distante, e aqui, atrevo-me um pouco mais, até nosso ancestral em comum mais distante, os primatas. Já dizia Phil French, “a evolução significa que pertencemos a uma longa linhagem de vencedores”.
Diante disto, pare e reflita, quantas vezes em sua vida você pensou nisso? Quantas vezes em sua curta, ou longa vida deslumbrou-se em pensar que você é matematicamente/estatisticamente/biologicamente um verdadeiro milagre? Em algum momento de sua vida, você olhou respeitosamente para a história que o antecede?
Somos a materialização biológica e psíquica de incalculáveis histórias que nos precederam. Não me refiro apenas a documentos ou fotos que comprovem a hereditariedade, mas também ao que é invisível aos olhos, como nossos genes, que majestosamente nos conferem singularidade, e, as nossas atitudes repletas de jeitos, trejeitos e manias.
É por esse fato que não posso dizer simplesmente que sou só tataraneta, bisneta, neta ou filha, mas, que sou fisicamente parecida com minha avó paterna, meus olhos, são idênticos aos da minha mãe, minhas enormes orelhas, lembram as do meu avô paterno, e as “batatas” das minhas pernas, são idênticas as das pernas do meu pai. Carrego junto ao meu sobrenome, herdado com erro de escrita desde meu tataravô (imigrante Italiano) a facilidade de me reinventar. A cor de minha pele, de um branco quase transparente, traz o “QR code” de meu avô materno (imigrante polonês). Sou inquieta, independente e guerreira como minha avó materna. Mesmo sendo 25% polonesa, como gosto de afirmar, comporto-me tal e qual um verdadeiro italiano, falo muito alto, gesticulo com as mãos e declaro aos 7 ventos meu amor pelo pão, pela massa, pelo queijo e pelo vinho. Meus dons e talentos para as artes e culinária, são reflexos de vivências com minhas avós, tias avós, tias e minha mãe. Cada passo meu, reflete a força, a coragem, mas também os receios de cada um que me antecedeu.
As células do meu corpo não carregam só o DNA de meus antepassados, mas também carregam suas memórias (boas ou ruins). Está simples, porém forte ligação rompe toda e qualquer barreira de tempo, e me leva a um olhar honroso do passado, dando-me a certeza de que mesmo que não tenha conhecido meus antepassados, hoje, eles fazem parte de quem eu sou.
Então, você é o que é graças a potência ancestral que está dentro de você. Você esta onde está, graças a sabedoria, a coragem, a persistência e a luta de seus antepassados. Fazendo uma analogia a uma frase de Sir Isaac Newton, lembre-se, se você pode ver além dos demais, foi porque você colocou seus pés nos ombros de um gigante.
Nunca veja sua história com olhos de dor ou pesar. O simples fato de você estar aqui hoje, rompe qualquer barreira, e te torna um vitorioso, um ser capaz de proezas imensurável e conquistas inestimáveis. Lembre-se, você está no agora, percorrendo uma estrada que já foi aberta, moldada e pavimentada, ou seja, o trabalho duro já foi feito, o que te resta, é horar este presente e embelezar o caminho.
Bert Hellinger com seu admirável trabalho como constelador já dizia, “uma pessoa está em paz quando todas as pessoas que pertencem à sua família têm lugar no seu coração”. Portanto, honre sua história, encontre-se, e desfrute do pertencer. Use e abuse da gratidão, não por modismo, nem pelo simples e inocente fato de agradecer, porque todos o fazem como obrigação, mas sim como estado de espírito. Gratidão, também, deriva da palavra gratia, que significa graça, portanto, de graças por estar vivo, por descender de uma história, por entender que os erros têm apenas uma finalidade, ensinar, e por compreender que as dificuldades impostas pela vida nos fazem crescer!
Acomode sua história, permita que experiência dos que te precederam o habite. Não esqueça, compreenda, faça as pazes com os pré-conceitos e julgamentos, entenda os padrões de repetição familiar, desfaça emaranhamentos, assuma o seu lugar, perdoe, ame, tenha coragem, seja desbravador, impetuoso, insubstituível e incomparável, faça sempre seu melhor, semeie a esperança para os que virão.
Autora: Vivian Favero
留言